12 Mandamentos do Pé Diabético

ministry

Cuidar dos pés é um exame diário para qualquer pessoa, mas é um cuidado redobrado quando o assunto é DIABETE.

Cuidar do pé é algo comum para qualquer pessoa, mas o diabético tem que ter um cuidado redobrado. São 12 cuidados simples, mas que podem reduzir quase 50% dos casos de amputação. De acordo com o cirurgião vascular Eliud Garcia Duarte Jr, o paciente diabético tem perda de sensibilidade e pode acabar desenvolvendo quadro infeccioso.

12 MANDAMENTOS DO PÉ DIABÉTICO

Não fazer compressas nos pés, nem quente, nem fria, nem gelada.

Usar meia sem costura ou usá-la com a costura para fora.

Não remover as cutículas das unhas do pés.

Não usar sandálias com tiras entre os dedos.

Cortar as unhas retas e acertar os cantos com lixa de unhas.

Hidratar bem os pés.

Nunca andar descalço.

Olhar sempre a planta do pé e tratar logo qualquer arranhão ou ferimento.

Não usar sapato apertado ou de bico fino.

Tratar as calosidades com profissionais da saúde.

Olhar o interior do sapato antes de usá-lo.

Enxugar bem entre os dedos depois do banho.

O médico destaca os principais mandamentos:

Não fazer compressas nos pés (nem quente, nem fria). “Nem quente, nem gelada. Porque a neuropatia faz com que ele não sinta se está quente demais ou fria demais. Pode acabar queimando, infeccionando e ele não pode perceber e levar a mutilação”.

Usar meias sem costura ou com as costuras para fora. “A fricção pode machucar a região e vira uma porta de entrada para a bactéria. Quando chegar para a gente com a inflamação avançada, teremos que fazer a cirurgia para salvar o membro”.

Não usar sandálias com tiras entre os dedos. “O paciente tem pele ressecada e pode fazer rachaduras entre os dedos. Essa tira leva a pequenos ferimentos e a entrada de bactérias na região”.

Olhar o interior dos sapatos antes de calçar.

Faça sempre o autoexame dos pés. “Observar se tem micose, rachadura, hidratar os pés. São medidas cruciais para evitar esse tipo de dano no paciente diabético”, completa o cirurgião vascular.

Fonte: G1